FAVELA DO MOINHO X FORA DO EIXO Caio Castor Felipe Altenfelder diz: "A Lunna vai postar um comunicado oficial, e eu sinceramente acredito nas boas intencões dela e de seus parceiros em organizarem o evento! Pra mais esclarecimentos podem colar na Casa Fde SP que ta sempre aberta 24h por dia. A proposito hoje nao posso ir no Moinho, mas pode marcar durante a semana que colo ai." Primeiro eu acho que vc é um puta dum bunda mole que tá esbravejando sem nem saber de fato o que aconteceu e ainda tá querendo jogar tudo na conta da Lunna. Mas vamos lá, vou te contar o que eu sei. Algumas pessoas ligadas a organização desse evento procuraram o Humberto que é presidente da associação de moradores do Moinho perguntando sobre a possibilidade de realizarem algumas atividades lá no Moinho. Pelo que entendi já estavam com o projeto pronto, tanto que logo depois de falarem com o Humberto já foram colando esses mesmos flyers pela favela do moinho. Aí já está a primeira questão: A coisa já mostra bem que foi pensada de dentro pra fora, claro que não ia funcionar. Como vc propõe um projeto com 6 oficinas diferentes sem nem ao menos conhecer os moradores da comunidade que vc está se propondo a trabalhar? Sem nem saber se as pessoas estão afim ou não dessa oficina? Quando os organizadores (eu não sei quem fez o primeiro contato) procuraram o Humberto ele disse que precisaria falar com outros moradores e precisava também ver se havia um espaço disponível na comunidade para a realização das atividades. O Humberto sugeriu então aos organizadores que voltassem outro dia e falassem com o Caio.. eu mesmo. Então, certo dia estava lá no Moinho e apareceram alguns dos organizadores e o Humberto os levou até mim para ver se eu poderia conversar com eles e ajuda-los a arrumar um espaço para a realização das oficinas. Segunda questão, além de não perguntarem se os moradores querem fazer as oficinas vcs não viram nem se existia um espaço para isso? Conversei com todos e expliquei tudo isso que falei aqui e um pouco mais. Disse que lá alguns moradores membros da associação comunitária não gostavam do pessoal do fora do eixo (por já saber da caminhada dos caras) e que eles não eram bem vindos ali na comunidade. Só um detalhe: Os caras do fora do eixo já tentaram colar no Moinho pra filmar os incêndios e os mesmos moradores não deixaram por saber que os caras são pilantras. O grupo na hora me respondeu dizendo que eles também nunca tinham trabalhado com o fde e que essa é a primeira vez mas que os caras tinham sido desonestos com eles também, disse que tinham combinado algumas coisas e que depois descombinaram. Não disse extamente o que houve mas deixou claro que não eram ligadas a eles e que era só o logo deles que estaria ali mas que eles não se envolveriam nas atividades. Explicando então o porque tinham desistido de usar a casa fora do eixo como base. Diferente do que o Felipe afirma quando diz: "não precisariam mais utilizar a casa" Nessa altura da conversa apareceu a moça que pelo que eles disseram eram a organizadora mesmo do evento. Não lembro o nome dela sei que ela chegou com muita pressa, disse que não teria tempo pra conversar comigo pq elas estavam organizando um outro evento em outro lugar mas que eu poderia passar tudo para o pessoal ali. E em seguida me perguntou se eu poderia ir chamando as pessoas para fazerem as oficinas. OI?? Perai vc faz um edital pá, de R$40mil (http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/SEC/edital/28_rf.pdf), não fala antes com as pessoas da comunidade, não sabe se tem espaço disponível e ainda quer que eu saia pela comunidade pedindo pelo amor de deus para participarem do seu projeto?? É muita cara de pau né. Eu tentei dizer a ela na hora que não eram assim que as coisas funcionavam. Que eu e o Humberto tinhamos uma pá de coisa pra fazer da associação, que teríamos uma assembléia no dia seguinte, enfim que tinha um monte de outras prioridades ali e que não iria fazer isso pra ela. Tentei ainda falar um pouco sobre quem eu era e porque estava ali. Disse que essa questão da falta de espaços de convivência era um dos problemas ali etal... mas ela não quis escutar muito não, tava com muita pressa. Continuei conversando com o pessoal que ficou ali e disse a eles que iria tentar conversar com o pessoal da Creche para ver se eles poderiam ceder o espaço mas que achava difícil porque eles não costumavam fazer isso.. Depois fiquei sabendo através do pessoal da creche que fizeram uma oficina e pelo que entendi foi só. E as outras cinco oficinas? O que foi feito com o resto do dinheiro? De qualquer maneira fica claro o distanciamento com que a coisa foi pensada. de fora pra dentro. E mais claro ainda a lógica das ONgs profissionais em chupinhar os coletivos que estão fazendo a coisa acontecer no dia-a-dia. A impressão que tive era de que o pessoal que estava ali eram as pessoas que realmente queriam fazer a coisa acontecer. Apesar de meio mau orientados, eram eles que estavam ali e não o Capilé dono do Fora do Eixo e provavelmente chefe do Felipe Altenfelder. Não era a tal da "organizadora" do evento que iria ficar ali no dia-a-dia, nem a outra ong Ação Educativa que também colou sua marca no projeto. Agora na minha opinião TODOS são responsáveis e principalmente as instituicões parceiras do projeto. Ação Educativa, Fora do Eixo, inclusive Secretaria de Cultura e Governo do Estado. 29 de julho às 02:58 · Curtir · 1 Caio Castor Tá marcado Felipe Altenfelder. Ainda não entedemos a sua resposta, o que faz o logo do Fora do Eixo em um evento que vc diz que: "não temos absolutamente nenhum envolvimento com a organização desse evento" o dia e hora da semana que vc quiser. Assim aproveitamos e tiramos muitas outras dúvidas a respeito da empresa fora do eixo. esse é nosso local de encontro na favela do moinho: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4371072893228&set=a.1015445444639.2441.1780171181&type=1&comment_id=2001735&offset=0&total_comments=24 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=549851741741132&set=a.549851221741184.1073741826.166352663424377&type=1&theater Retirado de https://www.facebook.com/mesclanoticias/posts/697243610290895?stream_ref=5 em 8 de agosto de 2013